quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Procurar Emprego: passo a passo

A procura de emprego tem sido a minha luta dos últimos tempos. Para me organizar estabeleci alguns passos que considero essenciais e que irei partilhando, aqui no blog!

Passo 1- A preparação: O EU

A  procura  de emprego exige uma forte preparação! Assim, deve ser planeado com todo o cuidado.
Para tal, é essencial pensarmos no que realmente queremos:

- Onde quero trabalhar ?
- Quais os meus objetivos pessoais e profissionais?
- Que qualidades tenho?
- O que me diferencia dos outros?
- Estou disposta/o a sair da minha zona de residência?

O que proponho para esta etapa é um olhar para dentro de nós! Por outras palavras, um balanço de competências! O que fui, o que sei, o que quero, o que preciso de fazer para lá chegar! E aqui, é olhar até onde o olhar alcança!

O que sugiro é que este balanço de competências seja a base do nosso projeto de vida.
O final de um balanço não é nem deve ser encarado como o fim de um caminho, mas como o princípio de outro ou outros que, em muitos casos, promovem o desenvolvimento efectivo das pessoas e a sua realização pessoal e profissional.

É a etapa para  se desenham sonhos, definirem expectativas e projectos! É agora que se antevêem algumas pedras no caminho…mas, por outro lado, estimula-se a vontade de fazer melhor e superar os obstáculos

Agora mãos à obra!!


Que acham desta fase 1? Será um bom começo?




2 comentários: