segunda-feira, 23 de junho de 2014

A Ida ao Centro de Emprego

Hoje fui ao Centro de Emprego.
Ia com pouco tempo, porque entre aulas, trabalhos para entregar, exames que se aproximam e a procura de emprego, não é fácil!
Cheguei por volta das 13.30h e pelas senhas, percebi que teria mais de três horas de espera.
A sala de espera é espaçosa. Tem cadeiras azuis, dispostas em círculo, uma mesa com dossiers para que as pessoas se entretenham.
À entrada há um segurança e duas funcionárias. Agora colocaram um sistema moderno de senhas, com sete ou oito opções, que faz com as cada pessoas tire duas ou três senhas!
Doí-me o coração!
Olho para os rostos e surpreende-me a juventude. Tão novos! Mas, também mais velhos! Mulheres e homens. Bens e mal vestidos! O desemprego é transversal e um dos males do nosso tempo.
Hoje foi anunciado mais um pacote de milhares de estágios. Para o lugar que ocupei, como técnica superior, hoje pedem estagiários! Precisei de uma licenciatura, de um mestrado na área, de formação especifica, de centenas de horas, e hoje, para fazer o mesmo que eu fazia, basta um estagiário.
Os rostos que vejo, ali ao meu lado, são de tristeza. Os olhos são de desânimo.
Estou à espera, há quase duas horas. Tenho vontade de sair. Quero chorar e aninhar-me num colo amigo. Oh humilhação suprema. Receio alguém conhecido.
A diretora do centro entra. Eu sorrio porque ela fica de frente para mim. Já partilhamos mesas de reuniões! Mas, agora sou invisível. Sou apenas mais uma, do seu Centro!


2 comentários:

  1. Compreendo o teu lado ao dizeres que, para esse lugar, agora pedem um estagiário. Mas, eu que estou a acabar o mestrado e quase a passar pela fase de procurar emprego/estágio, não acho normal que a maioria dos estágios profissionais peçam experiência de x anos. Para as empresas, os estágios não são para promover o emprego, mas sim para terem trabalhadores com menos custos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Leonor,
    Concordo inteiramente. Por mim... estágio para quem é de estágio e trabalho para quem é de trabalho! Infelizmente, como dizes, as empresas vão-se aproveitando destes esquemas para pouparem no RH :(
    Muita sorte para esta nova etapa da tua vida!
    bjinhos

    ResponderEliminar