quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Emma Holten e a nudez não consentida

Temos assistido nos últimos dias à divulgação da história da  Emma Holten. 
Relembro, a Emma é uma miúda normal. No entanto,  o idiota do ex decide, num comportamento vingativo, expor a sua intimidade e vai de colocar em tudo que é site porno, fotografias de Emma em momentos mais íntimos.   Durante dois anos, não teve paz. Foi então que decidiu tomar as rédeas à situação, assumir o corpo como seu, contratar um fotografo, fotografar-se nua e expor as suas fotografias onde bem lhe apeteceu e retirando poder a quem a expôs e consequentemente passou a dominar.
Claro que a Emma foi para lá de corajosa. Já todos vimos situações de depressão e suicídio a partir destes acontecimentos traumáticos que ocorrem online. É evidente que numa situação destas pouco se pode fazer. Se uma fotografia nossa cai na net, mesmo que se ande séculos e por via judicial a pedir que determinados sites retirem as fotografias... uma vez no mundo virtual, para sempre no mundo virtual.
No entanto, hoje queria referir-me aos comentários que polvilham a notícia nos sites dos jornais e nas páginas do facebook dos jornais nacionais.  É deprimente ver como pessoas (ditas) normais fazem comentários em que tratam Emma não como vítima, mas como uma verdadeira p&%$. Se formos ver os perfis destas pessoas parecem-nos pessoas normais. São os professores dos nossos filhos, os advogados, os administrativos, etc, etc deste país. São pais, mães, filhos, filhas, namorados de alguém. E os comentários são sobretudo, contra Emma Holten. 
Não entendo. É como se cada pessoa fosse uma homem/mulher das cavernas em potência. Dêem-lhe uma história que misture nudez e fotografias e a pessoas revela-se no seu pior.
Por mim, só espero que o ex-namorado da Emma nunca mais possa dormir uma noite ao lado de outra pessoa, sem desconfiar que vai ser fotografado num momento embaraçoso e vai ser exposto.
Essa sim, é a verdadeira vingança: viver a vida com medo que lhe façam o que fez a Emma Holten.

Sem comentários:

Enviar um comentário